Raspagem e Profilaxia dos dentes: fim do tártaro

Sem dúvida você alguma vez já realizou a famosa “limpeza dos dentes” no dentista. Mas você sabe qual a importância desse procedimento?

Para iniciar qualquer procedimento odontológico, é necessário realizar a raspagem dos dentes, para remover o cálculo dentário (tártaro) e a inflamação causada pela presença de bactérias.

Nessa etapa o dentista pode realizar a raspagem de maneira manual ou com o auxílio do ultrassom. Também aplica um polimento com pasta profilática e a aplica flúor.

E, se for indicado, pode utilizar jato de bicarbonato na limpeza.

É através da profilaxia, procedimento que realiza uma escovação e limpeza adequada, que o cirurgião-dentista tem visibilidade total dos dentes, sendo capaz de localizar a presença de cáries, por exemplo.

Após esses procedimentos, a boca estará pronta para seguir no tratamento. E caso não haja outros procedimentos para serem realizados, o paciente deverá retornar em 6 meses para uma nova “limpeza” (ou de acordo com a necessidade de cada um).

A frequência da profilaxia deve existir para que seja possível prevenir o aparecimento de cáries e o acúmulo excessivo de cálculo, que pode gerar problemas mais graves, como a perda óssea ou mobilidade dos dentes.

Share:

Deixe uma resposta