Bruxismo – ranger os dentes e dores no rosto

Provavelmente você conhece alguém que tem o hábito de ranger os dentes ou de contrair a mandíbula, principalmente durante a noite, certo?

O bruxismo é uma desordem funcional que afeta cerca de 15% das crianças no mundo. Se não tratada, pode causar o desgaste dos dentes, fortes dores de cabeça e, até mesmo, problemas na ATM (articulação temporomandibular).

Entre os principais sintomas do bruxismo estão os desgastes incisais e oclusais, dores no pescoço e na face, estalos na ATM ao abrir ou fechar a boca, além de alterações no sono e no humor.

Atualmente o tratamento mais utilizado e eficaz para o bruxismo é o uso de placas interoclusais rígidas de acrílico, que tem a função de impedir o travamento da mandíbula e evitar o atrito que é responsável pelo desgaste nos dentes.

Além disso, aplicações de toxina botulínica podem ser realizadas nos músculos que são responsáveis pela mastigação, promovendo o seu relaxamento.

Em caso de sintomas, é fundamental conversar com um dentista e avaliar a possibilidade de tratamento. A saúde bucal está diretamente ligada com a qualidade de vida e bem estar.

Share:

Deixe uma resposta